face1

Práticas sustentáveis são discutidas na Casa de Leis

Práticas sustentáveis são discutidas na Casa de Leis

17 de julho de 2019  Na noite de segunda-feira (15), foi realizada na Câmara Municipal de Araraquara palestra sobre “Países…

Semana de combate ao bullying é instituída em Araraquara

Semana de combate ao bullying é instituída em Araraquara

15 de julho de 2019  Lei de autoria do vereador Elias Chediek foi sancionada na Prefeitura   Com o objetivo…

Exposição ‘Dia do Nascituro’ encerra ‘Semana em Defesa pela Vida’

Exposição ‘Dia do Nascituro’ encerra ‘Semana em Defesa pela Vida’

Celebrações são fruto de lei de autoria do vereador Elias Chediek A data de 8 de outubro, o “Dia do…

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.

Projeto Parque dos Trilhos prevê conexão entre importantes vias da cidade 

 17 de dezembro de 2018

 

Dando continuidade ao estudo sobre a viabilidade de implantação do Parque dos Trilhos e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o vereador Elias Chediek (MDB) percorreu, nesta segunda-feira (17), vias estratégicas da cidade que poderiam ser conectadas, por meio de obras que compõem o projeto. 

No percurso, que compreendeu bairros da Vila Xavier e de regiões próximas do Centro, o parlamentar coletou informações para serem inseridas no planejamento de construção de passagens de nível, que envolveriam alterações nas ruas Padre Manoel da Nóbrega e Issa Salomão, ambas localizadas na Vila Standard, e na Avenida São Francisco, na Vila Xavier.

Chediek também verificou a possibilidade de interligar as avenidas Espanha e Major Dario Alves de Carvalho, assim como a Feijó com a Carlos Batista Magalhães, que atualmente são cortadas pelas linhas férreas, além, claro, da própria Via Expressa. “Esse levantamento se faz necessário para estabelecer os pontos estratégicos para implantar as passagens de nível. Será uma maneira de conectar regiões importantes da cidade”, pontuou.


 

 

Centro Esportivo do Melhado precisa de segurança e manutenção

17 de dezembro 2018

O vereador Elias Chediek questionará a Prefeitura sobre medidas para sanar problemas


Após ser procurado por frequentadores do Centro Esportivo “José Maria Melhado” com queixas sobre falta de manutenção e uso de drogas, o vereador Elias Chediek (MDB) visitou o local na quinta-feira (20) para verificar as condições do espaço. “A realidade que encontrei me deixou preocupado”, conta o parlamentar.


De fato, o cenário atual se divide entre reforma e falta de fiscalização. “Por um lado, pude constatar que há reformas em curso, mas, por outro, as melhorias estão sendo deterioradas ao mesmo tempo em que são feitas, porque não há segurança nenhuma no local”, observa, após conversar com um funcionário da Construtora Costa Melo, de Goiânia (GO), empresa responsável pelas reformas.


O funcionário, que prefere não se identificar, conta que está trabalhando no centro esportivo há cinco meses. “Já trocamos a areia do tanque, estamos terminando a reforma dos vestiários, instalamos a quadra, todo o madeiramento do pátio, colocamos portas nas guaritas, pintamos os bancos”, enumera. “Agora vamos parar para o Natal e o Ano Novo e, quando voltarmos, não sei como vai estar. Logo depois de pintar as paredes, já ficou cheia de marcas de pés. A gente conserta de um lado, já quebram de outro. Eu não posso cuidar da segurança. Já falei para outras autoridades que vieram aqui. Se alguém estiver fazendo alguma coisa errada, não posso entrar na frente para impedir. Não é a minha função”, desabafa.


Um colchão cuidadosamente posicionado ao lado de uma série de pertences pessoais chama a atenção no pátio de atividades. “Tem um pessoal morando aí”, informa Carlos André Santos Nunes, saindo de uma rodinha de bate-papo com outros frequentadores do parque. “Eu também moro aqui, já faz três anos”, conta, dizendo que é sergipano. Ele tira do bolso a chave da guarita na entrada do parque e mostra o apartamento que improvisou ali. “É pra dormir e guardar minhas coisas, não cozinho aqui. Peço comida nas casas, nos bares. Fico de olho, não deixo o pessoal fumar maconha aqui de dia, não. Mas, de noite, não tem jeito. Fecho a porta e só escuto os passos dos ‘nóinha’ que vêm fumar de madrugada. Eu não uso drogas, só tomo minha ‘pinguinha’ mesmo”, acrescenta. À pergunta de Chediek sobre a inserção em algum programa de assistência, responde negativamente, porém ressalva que a Prefeitura sabe que ele está ali. “Converso com todo mundo da Prefeitura que vem aqui quando tem eventos ou quando vem ver os trabalhos”, garante.


“É uma soma de problemas que observamos aqui”, declara Chediek. “Temos a situação deste senhor, morando irregularmente, sem receber nenhuma assistência social, e temos a falta de segurança, que é gritante. O portão fica aberto dia e noite, sem nenhum guarda na entrada e sem nenhuma fiscalização. Essa reforma acabará sendo um trabalho perdido. Nem vai terminar e já vai estar tudo sujo e quebrado, pois o lugar fica à mercê de vandalismo e de usuários de drogas”, alerta. Chediek encaminhará um requerimento ao Executivo, questionando se há medidas previstas para garantir a manutenção e a segurança do centro esportivo.

 

 

 

Semana dos Museus dará protagonismo para a preservação do patrimônio histórico

 

02 10 2018

Vereador Elias Chediek é autor do projeto que foi defendido na Tribuna Popular da Sessão

 

A secretária municipal de Cultura, Teresa Cristina Telarolli, e a coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico de Araraquara, Danielle Cristina Real de Aquino, ocuparam a Tribuna Popular da Câmara, nesta terça-feira (2), para defender a aprovação de lei de autoria do vereador Elias Chediek (MDB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos, a ‘Semana dos Museus’, a ser comemorada anualmente na terceira semana do mês de maio.

A coordenadora iniciou sua fala afirmando que o projeto é de extrema importância para a valorização desses espaços, pois propõe novas atividades e novos olhares para que se valorize e incentive a ocupação dos museus da cidade, trabalhando, inclusive, a questão educacional.

“Os espaços de museus não têm tanta visibilidade e a semana vem cumprir um papel de destaque, pois, esses são espaços de referência para o patrimônio, de formação cultural, educativa e uma rica fonte de conhecimento para toda a população”, lembrou Daniele.

 

Envolvendo a comunidade

Destacou a necessidade de envolver a comunidade e promover ações com temas relacionados ao patrimônio histórico, com intuito de trazer o público que ainda não tem o conhecimento do valor do patrimônio para a construção de identidade, até mesmo por pertencimento.

“A Semana dos Museus vai contribuir muito com as ações que a Secretaria de Cultura tem desenvolvido nesse último período”, disse, garantindo que “mesmo com todas as políticas públicas, com as ações de incentivo, ainda assim, vemos que a dificuldade de investimento e de preservação do patrimônio material e imaterial é grande”.

 

Discutir museus

A secretária pontuou que muita gente lembra apenas do patrimônio arquitetônico, mas o setor é muito amplo. “Esse projeto vai dar protagonismo para uma questão que costuma ser tratada de maneira muito superficial, o que é natural, tendo em vista que vivemos em um país que tem incontáveis carências: saúde, educação, zeladoria, segurança pública. Quando se tem a necessidade de um aporte de investimento e de atenções que são vitais é natural que aquelas que não estão nessa pauta, sejam tratadas de maneira menos emergente

Encerrou frisando que a iniciativa de Chediek cria e formaliza na cidade um espaço e uma prática de discutir patrimônio histórico e museus.

 

 

Prevenção e combate às queimadas são destaques na Casa de Leis

queimadas

 

Vídeo - Estudo VLT

 

 

Mensagens
Perserverar é

1- Ter personalidade para decidir, para escolher o melhor caminho.

2- Ter maturidade para levar e enfrentar as coisas a sério.

3- Ter coragem para nos examinar, para nos conhecer e assumir compromissos.

4- Ter otimismo, procurar enxergar o lado bom das coisas, fazer tudo com boa vontade.

5- Ter coragem de se abster de qualquer preconceito, manter a mente e o coração abertos para tudo que possa nos enriquecer de conhecimento e de novas experiências.

6- Ouvir mais do que falar. (1 boca e 2 ouvidos).

7- Ter maior confiança nas pessoas e oferecer nossa amizade e o nosso serviço.

8- Ter sempre uma atitude de aprendiz, por mais que possamos conhecer o assunto.

9- Ter humildade e procurar ver nos outros suas qualidades, e tratá-los com respeito, como se todos fossem mais importantes que nós.

10-Ter que agir sempre com sinceridade, colocando o coração antes da razão.

11-Ter a alegria de estar disponível para os necessitados, para os que precisam de nós.

Gabinete

Vereador: Elias Chediek Neto (PMDB)

Endereço: Rua São Bento, 887 - Cep 14801-300 - Araraquara - SP. Câmara Municipal de Araraquara, Gabinete 05

Telefone: 3301 0606 Assessores: Luciana e Célia

Email: eliaschediek@camara-arq.sp.gov.br 

Site: www.eliaschediek.com.br

Facebook: Vereador Elias Chediek